Móveis padrão x móveis planejados

Móveis padrão x móveis planejados

Quando se pensa em móveis para escritórios sempre surge a dúvida: comprar móveis prontos ou fazer móveis planejados? Mas qual a diferença?

Os móveis planejados são produtos projetados para um ambiente específico, considerando todas as opções do espaço.

Já os móveis padrão você não tem muita opção além de fazê-lo se adaptar ao espaço, ficando mais restrito para a criação do ambiente. Mas ainda sim é possível criar projetos bem legais com eles.

 

Como escolher?

 

Os móveis planejados permitem um bom aproveitamento do espaço, tendo um maior custo benefício. É possível usar um padrão de móvel planejado, optando por mudar sua cor e medidas, adaptando-o ao espaço e criando uma composição que agrade ao consumidor final, compondo com a arquitetura do lugar e criando um conjunto.

Uma boa opção são as bancadas de trabalho que permitem que mais de uma pessoa trabalhe ao mesmo tempo. Eles também permitem a escolha dos acabamentos – dentro de uma cartela oferecida pela empresa de planejados valorizando o imóvel;

Também permitem que tenham uma ergonomia correta, trabalhada para cada perfil de colaboradores. Mas lembre-se: móveis planejados para escritório devem seguir normas como a NR17;

Mas os planejados têm suas desvantagens. Se forem fixos, impedindo sua movimentação, será necessário um profissional para desmontar (o que às vezes pode danificar o produto);

 

Como acertar na escolha dos móveis planejados?

Se você quer móveis para escritório bem planejados, já tenha em mente tudo o que será necessário para fazer o projeto. Como será o espaço, se terá mais de um colaborador no ambiente, quantidade de computadores, etc. As prateleiras são partes importantes do projeto para a organização de livros, papéis e documentos.

Uma dica é encontrar um bom arquiteto para te ajudar a elaborar o projeto do seu espaço, porque ele vai te auxiliar a encontrar as melhores soluções. Mas caso não possa contratar um profissional da área, será necessário se aprofundar mais no assunto. Escolha modelos que te agrade, desenhe seu espaço e planeje usando medidas de móvel padrão. Na Madú Moveis temos consultores que podem te auxiliar na escolha dos seus moveis planejados.

 

Dicas importantes para seu projeto

 

Móveis inferiores: geralmente são usados para guardar itens mais pesados e que muitas vezes precisam ser empilhados. Por isso, costuma-se fechar estes móveis com portas de abrir ou mesmo de correr.  O padrão é usar móveis com 50/55cm de profundidade.

Móveis superiores: são usados para aproveitar melhor o espaço, guardando itens mais leves e muitas vezes de acesso rápido (como uma estante de leitura). Neste caso pode-se combinar móveis fechados (que protegem os itens do pó e da luz) e partes abertas que podem exibir objetos decorativos. A medida dos móveis superiores geralmente possui 35cm de profundidade.

Móveis do chão ao teto: muitas vezes queremos uma parede inteira de móveis e neste caso costuma-se usar a medida do móvel inferior como referência (50cm).

Mas, e se eu quiser comprar móveis padrão?

Se você quiser comprar móveis que não sejam planejados, opte por móveis simples, que sejam versáteis e com uma boa qualidade.

 

Rodolfo Oliveira